Tipos de buquê e como escolher o seu

Tipos de buquê e como escolher o seu

Primeiramente, vale ressaltar que buquê é uma palavra de origem francesa – Bouquet – e significa um arranjo de flores. Acredita-se que sua história começou na Grécia Antiga, e o seu principal significado em um casamento, ao ser usado pela noiva, é representar a vida, uma vez que as flores são reprodutoras das plantas, ou seja, remetem à fertilidade.

O seu uso se popularizou na Europa, continente em que os arranjos começaram a conquistar uma certa sofisticação e as noivas passaram a optar também por flores exóticas em seu buquê. Se tornou uma forma de expressão, pois no século XIX, não era permitido falar sobre os sentimentos, especialmente no caso das mulheres, e por isso os buquês ganharam força, transmitindo uma mensagem sentimental.

A famosa “linguagem das flores” passou então a ser usada pelas moças que iam se casar como forma de demonstrar o que sentiam. Com o passar do tempo, as noivas passaram a ter mais liberdade para escolher os detalhes do casamento, incluindo os buquês. E assim foram mudando os formatos, adicionando folhagens e trocaram as cores clássicas, como o branco e o vermelho, por várias misturas de cores e texturas.

 

Mas o que levar em conta na escolha do buquê?

Enfim, que o buquê é lindo e importante no look da noiva em um casamento, nós já sabemos, mas existem alguns pontos importantes para você levar em conta na escolha do seu.

Acredito que o mais importante é você levar em conta o seu perfil, e aliar o seu gosto pessoal com o estilo de decoração que você escolheu para o seu evento. Como as várias cores, formas e flores podem causar dúvidas na hora de escolher o buquê ideal, outra sugestão é pesquisar o significado de cada flor.

Não esqueça de verificar a estação do ano que vai casar e os tipos de flores encontradas na mesma, pois além da variação de valores, você pode se decepcionar por não encontrar a flor que desejou ou tê-la em mau estado no grande dia.

É interessante levar em consideração a sua altura e peso. Se você for alta, por exemplo, é indicado que escolha um buquê de porte médio, podendo ser tanto armado como caído, já as mais baixinhas podem escolher os formatos mais assimétricos e não devem ser muito grandes.

Contudo, o mais importante mesmo é pensar no conforto acima de tudo! Lembre-se que você passará um bom tempo segurando o seu buquê no grande dia, dessa forma ele deve ser confortável pra você, tanto em relação a forma, como também ao tamanho e peso.

 

Alguns tipos de buquês

Para facilitar mais um pouquinho, além da(s) flor(es) e da(s) cor(es) específica(s) que você pode escolher, veja quais os tipos mais comuns que existem atualmente para você compor o seu sonho:

 

REDONDO

Como escolher o seu buquê - REDONDO - pixabay
Buquê Redondo – Foto: Pixabay

 

Como o próprio nome sugere, o buquê redondo é aquele em formato de bola, e é sem dúvida o mais escolhido pelas noivinhas por conta da sua versatilidade. Além de combinar com qualquer biotipo de noiva, também combina com todos os estilos de casamento, basta apenas escolher o tamanho desejado, as cores e flores certas para a ocasião.

 

CASCATA

Como escolher o seu buquê - CASCATA - Foto: Pinterest
Buquê Cascata – Foto: Pinterest

 

Neste formato, também conhecido como cacho de uva, as flores caem imitando uma cascata (cachoeira), longa e espalhafatosa. Embora não seja uma regra esse modelo de buquê ser gigante para ser lindo, ele normalmente impressiona por ser grande e cheio de combinações. E justamente pelo tamanho, ele é mais aconselhado para as noivinhas mais altas.

 

ASSIMÉTRICO

Como escolher o seu buquê - ASSIMETRICO - Foto Pixabay
Buquê Assimétrico – Foto: Pixabay

 

Os assimétricos conquistaram o coração das noivas modernas, campestres e românticas. Nesse formato, você pode apostar em diferentes tipos de flores e texturas para compor algo impressionante e exclusivo, utilizando-se, inclusive, das folhagens, que acentuam a irregularidade da composição.

Esse tipo de buquê passa uma ideia de arranjo desconstruído, como se as flores tivessem sido colhidas no jardim pouco antes da noiva entrar na igreja. Na sua construção, os diferentes tipos de flores são colocados de forma bagunçada de propósito.

 

BRAÇADA

Como escolher o seu buquê - BRACADA - Foto Pinterest
Buquê Braçada – Foto: Pinterest

 

Embora semelhante ao cascata no tocante as flores mais soltas, esse formato é ligeiramente mais compacto, mais fino e estruturado. Apesar de ser um dos mais inusitados, tem muitas noivinhas que amam e apostam nele sem medo.

A forma de segurar esse buquê é diferente das demais, pois a noiva o carrega em seus braços ao invés de levar pelo caule. Por esse motivo, é sempre feito com flores de caule longo. O efeito é diferente de tudo, muito bonito e elegante.

 

HOOP BOUQUET

Como escolher o seu buquê - HOOP BOUQUET - Foto: Pixabay
Buquê Hoop Bouquet – Foto: Pixabay

 

Outro formato de buquê inusitado, mas que vem conquistando as noivas é o hoop bouquet – ele lembra uma guirlanda. Tem o formato realmente de arco (ou argola) e geralmente tem flores apenas nas extremidades, mas pode também ter flores em volta dele todo, a depender do gosto da noiva.

 

FLOR ÚNICA

Buquê Flor Única - Foto: aslembrancinhasdecasamento.com
Buquê Flor Única – Foto: aslembrancinhasdecasamento.com

 

Este tipo de buquê é composto por uma única flor (normalmente grande, imponente) ou pode ser formado por diferentes pétalas ou botões, que juntos criam a aparência de uma única flor. Costuma ser escolhido por noivinhas mais modernas e cheias de personalidade.

Enfim, esses são os formatos mais conhecidos no mercado atual. Mas você é livre para ousar e inovar, desde que mantenha o bom senso e evite o ridículo para não se arrepender depois. Não foi abordado neste artigo, mas a variedade é incrível: existem buquês incrementados com broches e pérolas, buquês de trigo, de suculentas, de tecido, de papel, que utilizam apenas folhagens (buquês verdes) ou, inclusive, flores artificiais.

O que você não pode esquecer é que o seu buquê não faz parte da decoração, ele não precisa seguir a mesma paleta de cores nem mesmo ser feito das mesmas flores que compõem a ornamentação. O buquê precisa combinar com você, com a sua personalidade, com o seu vestido e com a cor ou cores que você gosta.

Gostou das informações? Espero ter contribuído!

Conteúdos complementares:

  1. Qual a origem do buquê de noiva
  2. O significado das flores

Vivi Kendera