Preciso adiar o casamento – o que eu devo fazer?
Recentemente me fizeram esta pergunta: “Vivi, preciso adiar meu casamento, o que eu devo fazer?” Além da tristeza no tom da noiva que me fez a pergunta, eu pude visualizar a frustração e o medo do que está por vir diante de uma situação dessa.
O dia do casamento – o famoso Dia C – normalmente começa a habitar os sonhos de uma noiva antes mesmo dela ser pedida em casamento. Adiar um dia especial, muitas vezes planejado durante meses, e às vezes anos, é sempre difícil.
Mas, muitas vezes em nossas vidas, enfrentamos situações que fogem completamente do nosso controle, não é verdade?
E no caso do casamento, tanto a cerimônia como a festa, será que existe um passo a passo?
Existe um manual de como proceder corretamente para adiar o casamento?
Eu, particularmente, gosto de apelar sempre para o bom senso antes de tomar decisões delicadas como essa. Ou seja, meu primeiro conselho é: sente-se e respire! Analise o motivo que te levou (ou levará) a tomar uma atitude de adiamento ou mesmo cancelamento.
A partir daí, fica mais fácil direcionar o caminho. Falo isso porque, às vezes, as noivas se desesperam com detalhes realmente pequenos, e ao olhar para o “suposto problema” com calma percebe que ele é irrelevante para atrapalhar um momento tão especial.
No entanto, se o motivo é verdadeiramente relevante e vocês terão mesmo que adiar o casamento, os noivos têm sim alguns passos básicos a seguir, a fim de conseguir alinhar todos os detalhes para uma nova data a ser definida.
Falando em data, já comece avaliando junto com seu parceiro ou parceira uma nova data que se encaixe como o dia a dia de vocês. A partir daí, entrem em contato imediatamente com o seu cerimonialista. Ele te ajudará a replanejar tudo, e também a lidar com os fornecedores já contratados.
O que devo falar como explicação?
Um ponto que acho muito importante é a sinceridade. Sejam honestos com todos os seus fornecedores ao exporem os motivos do adiamento, pelo menos o máximo que puderem, pois sei que às vezes o motivo pode expor algo muito íntimo do casal ou de algum familiar.
Caso não tenha, prepare uma lista com todos os fornecedores que já contrataram. A jornada será bem semelhante a inicial: ir de fornecedor por fornecedor para conversar e realinhar a programação.
Tenham logo em mente que vocês terão custos extras – talvez não com todos, mas com alguns fornecedores. Aproveito para frisar aqui a importância de um contrato assinado, com detalhes / cláusulas bem claras, a fim de evitar desentendimentos nesse momento em especial.
Como eu disse, o passo a passo será semelhante. Então comece com fornecedores que trabalham com um único evento por dia / noite, a exemplo da igreja e do salão. Estejam preparados psicologicamente para encaixar uma nova data que talvez não coincida com os planos de vocês.
Depois conversem com os fornecedores essenciais, a exemplo da decoração e buffet. Pois além de precisarem conciliar a disponibilidade de data, como são contratos geralmente mais onerosos, as multas são proporcionais. E nesse caso você precisa negociar com calma para poder manter o compromisso.
Mostrem flexibilidade e humildade durante a renegociação. Arrogância e falta de educação não ajudarão em absolutamente nada na hora de tentar conseguir um desconto ou a abonação de uma multa. Afinal, não esqueça: são vocês que estão mudando a data e não os fornecedores.
Tenha o bom senso de levar em consideração a possibilidade desse fornecedor ter dispensado outros eventos por ter marcado compromisso com vocês. E a depender do tempo cancelamento (data que você está comunicando até a data que seria o evento) talvez esse fornecedor não consiga outro cliente para o mesmo dia.
No mais, pratiquem a união e a resiliência. Adiar o casamento não é fácil. É um momento em que a amizade e a cumplicidade do casal farão toda a diferença na superação desse período. Se acharem necessário, procure auxílio de um psicólogo. Especialmente na vida da noiva, é um momento de muita frustração e que pode trazer sentimentos de impotência e até depressão.
Se preparem para enfrentar perguntas e críticas até da própria família. Não esqueça que o casamento não é sobre os que estão a volta de vocês, é sobre vocês. Então, se for o caso, não entrem em muitos detalhes. Aprendam inclusive a dizer não a pessoas tóxicas que não se aproximam pra ajudar. Selecione!
Espero ter ajudado!
Se você tiver alguma dúvida, ou mesmo sugestão pra gente tratar aqui, por favor entre em contato!