Quem paga o casamento?

Quem paga o casamento?

Nesse post vamos tratar de um assunto bem delicado, pois quando se trata de dinheiro, infelizmente em algumas situações pode gerar desentendimentos. Exatamente por isso os noivos devem decidir todos os detalhes do orçamento antes de começar a gastar.

Até alguns anos atrás, havia o tradicional costume de: a família da noiva assumir os custos da cerimônia e da festa do casamento, enquanto o noivo assumia os custos da lua de mel e da nova residência do casal.

 

 

No entanto, os tempos são outros! As tradições já não são mais regras a serem seguidas. Hoje em dia, os noivos decidem se vão arcar com tudo sozinhos (analisando se têm condições financeiras para tal) ou se vão solicitar ajuda da família, de um ou de ambos.

Caso resolvam – ou precisem – pedir contribuições da família ou de algum terceiro, como um padrinho por exemplo, é importante conversar antecipadamente com o familiar e saber como cada um pode ajudar. Assim, terá uma noção do somatório final disponível para o orçamento.

 

 

Vale frisar que, normalmente, um casamento não é um evento barato, o que torna toda e qualquer ajuda muito bem-vinda, principalmente se o casal não dispõe de um recurso significativo para usufruir.

Se a família pode e quer ajudar, não há mais obrigação em relação às tradições de outrora. Sendo assim, a família, junto com os noivos decidem em que e com qual quantia irão contribuir para o grande dia.

 

 

Para os noivos que decidem arcar com tudo sozinhos, o segredo do sucesso é a organização: o primeiro passo é contabilizar a renda de ambos e verificar quanto poderão investir. A partir daí virão as decisões de fazer festa ou não, viajar em lua de mel ou não, mobiliar toda a casa (ou apartamento) ou apenas alguns cômodos primeiro, entre outras providências.

Se o casal deseja realizar chá de panela ou lingerie (noiva), ou chá bar (noivo), não há nenhum problema em contar com a ajuda das madrinhas e dos padrinhos. Só é importante ter em mente que eles não têm nenhuma obrigação de arcar com nada. Se puderem contribuir, tal atitude deve ser vista como um belo presente.

 

 

Enfim, o ideal é o casal que almeja o casamento planejar algo de acordo com o seu bolso. É possível viver o sonho dentro da sua realidade financeira e assim evitar frustrações e descontentamentos. A ajuda que receberem (ou se) será vista como um maravilhoso bônus!

Depois desta questão resolvida aproveite cada momento da preparação do casamento. Apreciem cada detalhe. Vocês vão descobrir que, apesar de cansativo, essa será uma das melhores fases da vida de vocês!

 

Veja também: Ecoweddings – como organizar um casamento sustentável?

Vivi Kendera

2 comentários sobre “Quem paga o casamento?

Comentários estão encerrado.