Cortejo de casamento tradicional – qual a ordem de entrada até o altar?
Qual a ordem de entrada do cortejo no casamento? Essa, sem dúvida, é uma pergunta feita pela maioria dos noivos quando começam a planejar o seu casamento.
Nesse primeiro momento, a única certeza de todos é que a noiva entra por último. Muita gente não sabe nem se a noiva oferece o braço direito ou esquerdo ao pai. Então vamos lá esclarecer esse ponto tão importante da sua cerimônia.
Independente da sua religião e do local onde será celebrado o seu casamento, existe realmente uma ordem padronizada a ser seguida. No entanto, vale ressaltar que vamos falar de uma cerimônia tradicional.
Isso quer dizer que não funciona como regra absoluta. Você pode, em comum acordo com seu noivo e seu cerimonialista, fazer alterações e ajustes, desde que também respeite o celebrante e o local, se estes não te possibilitarem tal liberdade.
Cortejo de Entrada
A entrada do cortejo começa pelo noivo acompanhado da sua mãe, e esta fica ao seu lado esquerdo. Logo atrás entra o pai do noivo acompanhado da mãe da noiva, ao seu lado esquerdo.
Em seguida, entram os padrinhos, enfileirados de forma alternada: um casal de padrinhos do noivo e um da noiva. Reforçando que as damas sempre entram ao lado esquerdo dos cavalheiros.
Na sequência, entram as daminhas e/ou pajens, e finalmente a noiva, acompanhada do seu pai. Exclusivamente a noiva entra ao lado direito do pai.
E quer saber o porquê é diferente para a noiva?
Não é à toa que todas as mulheres entram na igreja ao lado esquerdo do seu par, com exceção da noiva. A história conta que nos tempos antigos de realeza, com príncipes e princesas, os homens andavam com espadas na cintura.
Assim, o homem estando ao lado direito da mulher, sempre tinha sua mão direita livre para sacar a espada e defendê-la de qualquer perigo, sempre que necessário. Legal, não é?
Trazendo para a cerimônia de casamento, a noiva entra ao lado direito do pai para ser entregue ao seu futuro marido, “defensor e guardião”, que a conduzirá sempre ao seu lado esquerdo, podendo “sacar sua espada” e protegê-la sempre que preciso for.
Posição no Altar
Não apenas a posição e ordem de entrada geram dúvidas no casal, mas também para que lado vai cada um e como devem se posicionar ao chegar no altar, não é verdade?
Então vamos lá! Os convidados e padrinhos do noivo, devem se posicionar à direita do altar, como manda a tradição e os da noiva, à esquerda. Lembrando que, como foi citado no início, esta ordem pode ser alterada, de acordo com a preferência do casal.
Já próximo ao altar, o noivo se adianta para cumprimentar o pai da noiva e recebê-la com um beijo, comumente na testa em demonstração de carinho e respeito. Então irá conduzi-la até o altar, dando-lhe o seu braço esquerdo e conservando esse posicionamento durante a cerimônia.
Cortejo de Saída
O cortejo de saída é um pouco menos rígido, no entanto também segue algumas regrinhas: a ordem se inverte. Então primeiro saem os pais dos noivos (normalmente os da noiva primeiro), seguidos pelos casais de padrinhos intercalados. Depois saem as crianças e por fim, os noivos.
A depender do local (tamanho e regras) os noivos podem receber os cumprimentos antes da saída, ainda no altar. Os noivos ficam na frente do altar, voltados para os convidados. Os cumprimentos começam pelos pais da noiva que já saem pelo corredor. Em seguida os pais do noivo, seguidos pelos padrinhos. Por fim saíram as crianças e os noivos.
Espero ter conseguido te ajudar 😊
Tem mais dúvidas? Entre em contato. Terei grande satisfação em te responder!