Destination Wedding de Alane e José
O enlace de Alane e José em Fernando de Noronha
Termo muito falado nos últimos meses, Destination Wedding é um tipo de casamento no qual o casal escolhe celebrar a união em alguma outra cidade, seja no seu Estado ou não, ou até mesmo em outro país.
E aí o mundo é enorme: a lista de possíveis lugares é bastante ampla. Alguns exemplos incluem praias, resorts, fazendas históricas, hotéis ou pousadas antigas, castelos, vinícolas, desertos, um restaurante charmoso, cidades históricas charmosas, entre outra infinidade de opções.
Sem dúvida é um tipo de casamento bastante ousado e diferente do que estamos tradicionalmente habituados. É a opção de casais com bastante personalidade, que desejam não só inovar, mas viver e oferecer uma experiência absolutamente única.
A escolha do local ideal é feita de acordo com o desejo dos noivos. Normalmente escolhem um destino que tenha a ver com a personalidade deles ou que remetam a história dos dois, ou ainda seja um local que ambos sonham em conhecer.
Naturalmente, o custo faz parte deste processo decisório e vai impactar os convidados também. Inclusive, o primeiro item que sofre alteração com relação a um casamento normal é a lista de convidados, que acaba sendo mais selecionada e íntima.
Há ainda a opção de não haver convidados. Muitos casais optam por um Destination Wedding a dois, e este momento fica sendo exclusivamente deles, sendo continuado com a lua de mel, que comumente acontece na mesma cidade escolhida para a cerimônia.
No caso de haver lista de convidados, e o destination wedding acontecer dentro do território brasileiro, é costume os noivos arcarem com o custo de passagem e hospedagem dos convidados. No entanto, isso não é uma regra fixa.
Os noivos podem conversar abertamente com os seus convidados e chegarem a um consenso que fique viável para ambos os lados. Nesse caso, é necessário apenas que o convite seja feito com maior antecedência (pelo menos 4 meses) para que todos possam se organizar.
De qualquer forma, vale ressaltar que existem uma variedade de detalhes diferentes para serem pensados e executados, como hotéis, voos e até mesmo nas visitas que farão ao destino durante a organização. Se for fora do Brasil, ficar atenta às variações dos preços e das moedas também.
Por isso é importante conversar e contratar profissionais locais, principalmente o cerimonialista. Esse profissional poderá te guiar aos melhores fornecedores locais, dar as dicas de translado, hospedagem, locais para alimentação, entre vários outros detalhes imprescindíveis.
O destino escolhido por Alane e José
Durante a preparação deste artigo, tive a enorme satisfação de acompanhar o Destination Wedding da linda noivinha Alane Santana e seu noivo José Alves. O casal escolheu o incomparável arquipélago de Fernando de Noronha (PE) para celebrar sua união.
Segundo o governo de Pernambuco, o arquipélago é formado por vinte e uma ilhas, numa extensão de 26 km², tendo uma principal – a maior de todas também chamada “Fernando de Noronha” -, como única ilha habitada. Um verdadeiro paraíso, segundo os visitantes, à 545 km da costa pernambucana!
Em entrevista exclusiva ao Vivi Kendera, Alane nos conta:
VK: Como surgiu a ideia de casar-se fora de Aracaju?
AS: Sempre tivemos vontade de nos casarmos na praia, e um sonho de conhecer Fernando de Noronha; então, foi daí que veio a ideia de fazer lá, até porque aproveitávamos a lua de mel.
VK: Já era sonho seu um Destination Wedding?
AS: Sim, sempre pensei em algo só entre mim e meu noivo. O casamento tradicional é lindo, mas exige muito da noiva, sem falar dos custos que são bem maiores (rsrs).
VK: Escolheu realizar no Brasil mesmo por desejo ou algum outro motivo? Por que Fernando de Noronha?
AS: Escolhemos lá porque sempre foi nosso sonho de criança conhecer aquela ilha maravilhosa.
VK: Qual foi o seu primeiro passo?
AS: Primeiro entrei em contato com uma amiga que casou lá e ela me passou todas as dicas.
VK: Contratou um cerimonialista logo no início? Ou fez todas as pesquisas sozinha? Alguém te ajudou?
AS: Entrei em contato com a cerimonialista e ela resolveu tudo: local da cerimônia, fotógrafo, maquiadora, decoração e celebrante.
VK: Providenciou tudo lá ou levou algo de Aracaju (algum Fornecedor)?
AS: Foi tudo de lá; daqui só levei o vestido e acessório do cabelo.
VK: Resuma um passo a passo pra gente!
AS: Primeiro compramos as passagens de avião. Em seguida verificamos a estadia. E como já comentei, entramos em contato com a cerimonialista (@casamenteiraemnoronha), que foi maravilhosa e resolveu tudo que precisávamos.
VK: Comente o resultado: valeu mesmo a pena? Faria novamente ou mudaria os planos?
AS: O resultado foi lindo, mágico, inesquecível… faria tudo exatamente igual! Valeu super a pena.
VK: Aconselha outras noivinhas viverem a experiência?
AS: Super recomendo! O sentimento é inexplicável, indescritível!
E você? Também sonha com um Destination Wedding? Já escolheu onde realizará seu sonho? Conte pra gente😉
Veja também: Por que contratar um cerimonialista?