Inclusão: casamento para noivas cadeirantes
Inclusão: casamento para noivas cadeirantes
Dicas para planejar um casamento acessível para noivas com mobilidade reduzida
O conceito de Acessibilidade se refere à possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Assim, já começamos essa leitura reforçando a consciência de se pensar mais no próximo, pois independente de casamento ou qualquer outro evento, precisamos garantir o direito de ir e vir de todo cidadão. Lembramos que o deficiente físico ou portador de necessidades especiais não necessariamente é usuário de cadeira de rodas.
Neste momento, vamos falar sobre a organização de um casamento para noivas cadeirantes. E, é claro, se você é cadeirante ou conhece alguém que seja, esse artigo trará algumas dicas para tornar o grande dia especial como deve ser.
No Brasil, principalmente, planejar um casamento inclusivo é uma necessidade latente do mercado de casamentos. Cadeirantes e outras pessoas com deficiências devem se sentir incluídas em todas as etapas do cronograma de casamento.
Acessibilidade na festa
Na hora de escolher o local da festa, é necessário focar na acessibilidade não só para o casal, mas também para todos os convidados da festa. É imprescindível que não tenham que enfrentar nenhum tipo de desconforto pela sua condição. Muito pelo contrário, as providências devem ser tomadas para deixá-los o mais à vontade possível.
A decoração do casamento precisa de uma atenção extra com móveis que não tenham altura adequada, posição e distância entre as mesas e cadeiras, muito cuidados com o uso de tapetes, atenção a pisos escorregadios ou de difícil acesso e outros itens que podem ser um grande inconveniente.
É interessante pensar na visibilidade da mesa dos noivos para todo o salão, assim vocês terão uma boa visão da decoração da festa que planejaram com tanta dedicação. Tanto a mesa do bolo com a pista de dança devem ser montados em um local onde o casal consiga enxergar todo o cenário sem impedimentos.
Casamentos no campo ou na praia podem ser mais difíceis de planejar, mas não são de forma alguma impossíveis. Portanto, mesmo você sendo cadeirante ou portadora de alguma outra necessidade especial, não desista do seu sonho – contratar o fornecedor certo fará sua aspiração se tornar realidade.
Alguns itens referentes à acessibilidade serão de responsabilidade do espaço contratado, porém outros podem ficar a cargo da equipe de decoração. Tudo vai depender do que o lugar tem a oferecer. A colocação de plataformas e rampas é necessária para tornar todos os espaços acessíveis.
Não esqueça que os mesmos cuidados devem ser tomados na igreja, caso a cerimônia seja realizada na mesma. Simples pormenores na infraestrutura e na decoração podem fazer a diferença na vida das pessoas. Um detalhe muito simples que costuma ser esquecido é a largura do corredor, por exemplo; é necessário levar em consideração da largura da cadeira e somá-la a presença do pai caminhando ao lado.
Escolha do vestido
Escolher o vestido de noiva é uma das etapas mais emocionantes do planejamento do casamento de toda mulher. É um momento mágico e único, com o qual começamos a sonhar antes mesmo de ter o noivo 😊
A escolha do vestido de noiva perfeito, além do gosto pessoal, deve sempre levar em consideração o biotipo físico da mulher, a fim de evitar alguns inconvenientes. Para escolher o vestido perfeito de uma noiva cadeirante não é muito diferente. É preciso, entretanto, pensar em alguns detalhes como o peso, o comprimento e o volume dele para não atrapalhar o movimento da cadeira de rodas.
O conforto do vestido também é algo fundamental para qualquer noiva, afinal se trata de um momento muito importante da sua vida para passar desconfortável, apertada ou com um detalhe incômodo. Especialmente para as novinhas cadeirantes, é interessante escolher um vestido com tecido que sem mantenha impecável todo o tempo.
Após a escolha do vestido, os acessórios são o próximo passo. Brincos, pulseiras, colares e enfeites de cabelo são artigos escolhidos para dar um detalhe especial ao visual da noiva. Uma dica especial é, caso vá usar véu, opte por um véu curto para não enroscar na cadeira de rodas.
Cadeira de rodas pode fazer parte da decoração
Já pensou em incluir a sua cadeira de rodas no projeto da decoração? Parece meio louco, não é? Mas pode dar um charme exclusivo ao seu casamento.
A cadeira de rodas é um item essencial no dia a dia de uma noivinha cadeirante, e por isso mesmo ela pode ser mais um item para ser adicionado ao projeto do casamento. Você pode conversar com o seu decorador para orná-la!
Claro que você deve seguir a mesma linha do vestido e da decoração da festa que escolheu para que ela combine com a identidade do evento. A partir daí é só abusar da criatividade: você pode envelopar partes da cadeira, a depender do modelo, utilizar fitas, tecidos finos, e, principalmente, flores. Cuidado apenas para evitar situações em que os enfeites enganchem nas rodas – isso não é admissível!
A dança dos noivos
“Ahhh… sou cadeirante, não posso ter a dança dos noivos!”
O pior de tudo é imaginar ainda tem gente que pensa assim.
A dança do casamento pode ser ainda mais emocionante se um de vocês for cadeirante. Pois, sem dúvida, surpreenderá os convidados (pois sempre tem os que duvidam), e ainda terá aquele toque de “exemplo e superação” que a maioria dos seres humanos precisam.
Você pode pesquisar por danças com cadeirantes no YouTube, e como qualquer outra noiva, contratar um bom coreógrafo para preparar uma dança absolutamente exclusiva para vocês. Sem dúvida será um dos melhores momentos da vida de vocês, e com certeza do casamento também. Inclusive, pode haver sensualidade na dança.
“Você possui o poder da conquista, independente da sua situação física. A sensualidade começa de dentro para fora, de um sorriso tímido, um olhar penetrante, uma passada de mão no cabelo, do desejo de conquistar e de se entregar de corpo e alma.” Paulo Oliveira
Ensaio fotográfico pós-cerimônia
Como costumamos ouvir dos fotógrafos, a fotografia é a eternização do momento. No entanto, são meses planejando tudo, mas no grande dia o tempo voa e dificilmente os anfitriões se dão conta de tudo acontecendo ao redor.
O álbum de casamento será eterno, e por isso, escolham um bom profissional para que possam reviver esse dia várias vezes nas lembranças.
Sendo um dos noivos cadeirante, pode haver uma menor velocidade na mobilidade do casal. Sabendo disto, aconselho que escolham o lugar mais lindo e realizem um ensaio fotográfico. Esse ensaio pode ser feito pós-casamento, com o casal arrumado. Pode ser no mesmo dia, se houver possibilidade, ou em um dia posterior. É uma linda forma de ter uma recordação ainda maior deste momento único.
Gostou do conteúdo? Foi útil pra você? Ficou com dúvidas? Deixe um comentário. Terei muita satisfação em ler e responder. Você também pode compartilhá-lo com alguém😉