Quem paga o vestido da daminha?
Se você é noiva e está correndo atrás dos preparativos do seu casamento, provavelmente já se perguntou quem paga o vestido da daminha – os pais ou os noivos?
Antes de irmos às regras de etiqueta, acredito que vale muito mais a pena você se adaptar a sua realidade. Ou seja, cada caso é um caso, e sempre haverá particularidades as quais os noivos devem se familiarizar.
O primeiro passo é encontrar uma criança (seja pajem ou daminha, ou ambos) que faça parte da vida de vocês, pois não raro os casais têm essa dificuldade por não terem crianças na família ou próximas pelo menos.
Além do valor sentimental no momento da cerimônia, essa proximidade com a família facilitará também a conversa que vocês terão com os pais sobre a decisão do pagamento.
De antemão, uma vez que o convite é feito por você (noiva), a “obrigação” do pagamento do vestido e/ou terninho acaba sendo sua também. Por mais que os pais da(s) criança(s) fiquem felizes com o convite, o esperado é que esse custo seja arcado pelos noivos.
É importante que vocês tenham isso em mente e não fiquem chateados ou decepcionados com os pais da criança. O imprescindível é que vocês tenham uma conversa franca sobre o assunto.
Embora falar sobre dinheiro seja um assunto um tanto delicado, se a criança escolhida for realmente próxima de vocês, fica mais fácil já terem uma ideia da situação financeira da família e se preparem para tal momento.
Uma sugestão é combinar com os pais para que o pagamento da roupa seja o presente de casamento de vocês. Tenha em mente, nesse caso, que se eles arcarem com o valor integral, é interessante, no mínimo educado, que vocês peçam a opinião deles na escolha do vestido.
O que não quer dizer que a mãe da criança deva escolher o vestido. Longe disso. Se você tem modelo e cor definidos, deve ser franca sobre a escolha. Mas não custa nada ser gentil, e se a decisão não estiver engessada, opiniões podem ser muito bem-vindas.
Outro detalhe importante no caso de os pais arcarem com os custos, é não escolher roupas “caras”. Isso é absolutamente deselegante. Volte ao princípio da conversa franca e tentem um acordo: eles podem estabelecer um valor e vocês complementarem, por exemplo.
Se vocês não tiverem coragem para discutir sobre o assunto com os pais da criança, então a solução é arcarem com todas as despesas, e já deixarem isso claro no ato do convite. Nada de deixar para ter surpresas desagradáveis em cima da hora.
Espero ter sido útil. Envie para uma amiga que vai se casar e colabore com os preparativos dela! 😉
Veja também: Vestidos para madrinhas
Um comentário em “Quem paga o vestido da daminha?”
Comentários estão encerrado.