Ecoweddings – como organizar um casamento sustentável?

Ecoweddings – como organizar um casamento sustentável?

Ecoweddings são uma maneira nova e permanente de ver os casamentos. Infelizmente, poucas pessoas param para pensar no impacto ambiental que eventos geram, inclusive casamentos e festas de aniversário. Entretanto, está ficando cada vez mais difícil ignorar o impacto social e ecológico que nós temos causado na Terra, em todos os aspectos da vida, incluindo as festas.

Os Ecoweddings são os casamentos sustentáveis, em todos os níveis, e estão se tornando uma realidade em todo o mundo. A ideia vem de uma consciência eco planetária, de um cuidado com o planeta e com os danos causados nele. Parte-se do pressuposto de que cada pequena ação praticada hoje gera um grande impacto futuro.

 

casandosemgrana.com.br

 

O princípio é a planejar uma festa incrível aliada a natureza e ao bem-estar de todos, tendo como base o amor: o amor que vocês escolheram prometer um ao outro, o amor da sua família, dos seus amigos, e amor pelo lugar que estamos. Esse lugar é a nossa casa e de milhares de outros seres vivos. Nada mais justo do que tornar nossa passagem por ele, mais leve, consciente e limpa.

Casamento Sustentável: por onde começar a organizar?

Dependendo de como é feito o planejamento do seu evento, ele pode ter um alto impacto no meio ambiente. Um casamento pode reunir dezenas ou até centenas de pessoas! O consumo de copos plásticos, folhetos, cartões, energia elétrica, transporte, comida, além de todo material disponível gratuitamente, é um grave problema.

 

mondecoshop.com

 

A sustentabilidade indica que é necessário um equilíbrio entre nós e nosso entorno, podendo satisfazer as necessidades de nosso presente, mas sem corromper as necessidades de futuras gerações, pois geralmente o que é grátis é consumido irresponsavelmente.

Assim, o primeiro passo é engajar as pessoas que planejam, participam e apoiam o seu evento sobre o conceito de evento sustentável. Afinal, é preciso que todos apoiem a ideia, fazendo a sua parte e contribuindo para a concretização do objetivo.

Fornecedores

Os eventos sustentáveis envolvem uma mudança de comportamento, tanto do organizador quanto dos participantes. Tem que ser um trabalho em conjunto, e para isso é necessário que desde o início você deixe bem claro sua vontade a todos os fornecedores.

 

dreamandparty.com

 

Dessa forma, você deve começar se informando sobre os fornecedores que você dispõe na sua cidade, procurando aqueles que declarem alguma prática em prol da sustentabilidade. Isso facilitará o andamento da organização, pois você já terá colaboradores conscientes trabalhando em seu evento.

Você pode, por exemplo, contratar empresas que abasteçam os veículos com biocombustível – claro, se houver essa possibilidade em sua região. Optar por fornecedores locais também é uma maneira de contribuir, pois reduzirá os gastos com combustível de um modo geral.

Quanto ao buffet – serviço absolutamente indispensável – você deve procurar àqueles que tenham políticas e planos de ação ambiental em prática, e que ofereçam o serviço de Buffet Orgânico e Vegetariano (e ainda vegano), pois além de gostoso, o cardápio do seu evento precisa ser saudável.

 

credito: The Minimalist Vegan

 

Na escolha do menu, diminua a quantidade de produtos que contenham derivados da carne, pois a produção de carne vermelha gera uma maior emissão de CO2 do que as opções vegetarianas. Lembre-se de evitar o desperdício de alimentos informando, com antecedência, o número exato (ou o mais próximo possível) de participantes.

 

weshareideas.com.br

 

Não utilize copos de plástico ou isopor, guardanapos de papel, talheres de plástico e toalhas de bandeja descartáveis. Evite também o uso de papel alumínio. Se o uso de itens descartáveis for imprescindível, assegure-se de que contenham o máximo de material reciclável ou de origem vegetal em sua composição, e que sejam recicláveis.

 

wattpad.com

 

A escolha do local é bastante importante para realização de eventos sustentáveis. É interessante que o lugar esteja localizado próximo das residências da maioria dos convidados, ou de hotéis caso venham de fora, centralizando o máximo possível.

Verifique se os ambientes são planejados para maximizar o uso da luz natural, com janelas ou outros artifícios que permitam a entrada da luz. Eleja um local que reutilize os materiais, faça coleta ou doe o que se pode para instituições de caridade.

 

revistaartesanato.com.br

 

É importante, ainda, que o salão (ou qualquer que seja o local escolhido) apresente dispositivos de economia de água em cozinhas e banheiros, como, por exemplo, torneiras com fechamento automático, ou um sistema de aproveitamento de água para descargas.

Se possível, verifique se o local contrata serviços de limpeza que utilizem produtos que sejam rapidamente biodegradáveis e não prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. É importante lembrar que o pós-festa ainda faz parte do programa de sustentabilidade.

O espaço também deve disponibilizar quantidade suficiente de lixeiras para os diferentes tipos de resíduos em locais adequados (incluindo na cozinha) com clara identificação e instruções para os convidados que porventura possam não saber identificar sozinhos o uso.

 

querodecasamento.com.br

 

O serviço de decoração também deve seguir o princípio de usar materiais reciclados e eliminar o desperdício sempre que possível. Tudo deve ser cuidadosamente pensado: desde a mobília, utilizando materiais e móveis naturais e/ou reciclados, até as flores escolhidas, levando em consideração o cultivo, o transporte e a hidratação das mesmas durante o evento.

 

twinsdish.com

 

Além de reaproveitar materiais usados, é possível incluir objetos pessoais, como livros, quadros e móveis também, que além de ser uma tendência de decoração, tornam o casamento mais intimista e aconchegante já que carregam uma história consigo. Pode-se tentar, também, substituir luzes por velas bio: sem emissão de fuligem e fumaça, não usam parafina que é proveniente do petróleo.

 

etsy.com

 

Se houver a necessidade de iluminação cênica, o ideal é escolher equipamentos que tenham melhor aproveitamento da energia, como os refletores profissionais que utilizam LEDs como elemento de iluminação. É importante evitar ao máximo o uso de geradores porque consomem combustíveis fósseis para funcionar e, portanto, emitem CO2, um dos principais gases de efeito estufa.

Convidados

Sabemos que estamos muito aquém de um mundo perfeito, e infelizmente, ecologicamente saudável. Mas como já mencionei acima, cada um fazendo um pedacinho contribui para o progresso. Por isso, seus convidados precisam ser “educados” e conscientizados do plano de vocês em realizar um Ecowedding.

 

simplesmentebranco.com

 

Comece evitando o uso de papel ou qualquer outro material não biodegradável no convite, afinal, ele é a primeira impressão do seu evento. Use a tecnologia como aliada e envie um convite virtual, contendo, inclusive, instruções para postura ambientalmente saudável em seu casamento.

Se você não abre mão de um convite físico, opte por um papel reciclado ou com a maior proporção possível de conteúdo reciclável. Não esqueça de utilizar o RSVP, preferencialmente virtual, para poder ter um número mais otimizado dos convidados que realmente poderão comparecer.

 

pinterest

 

Da mesma forma, pense com carinho e criatividade nos brindes e lembrancinhas que você irá fornecer aos seus convidados, pois todos devem seguir os princípios da sustentabilidade. Não ofereça nada descartável. Uma ótima sugestão são as mudas de plantas ou pacotinhos de sementes de flores, cada vez mais populares nos casamentos. Abuse da criatividade para ideias inovadoras!

 

revistaartesanato.com.br

 

Você, noivinha, pode contribuir para o meio ambiente até com o seu vestido: reutilizar trajes antigos, por exemplo reformando o vestido usado pela mamãe ou avó. Além de sustentável, é uma forma de homenagear pessoas especiais.

 

Foto Ashley Maxmell

 

O aluguel de vestidos também é uma ótima opção, uma vez que se torna reutilizável. A ideia vale, inclusive, para que você oriente as suas madrinhas e daminhas no mesmo sentido – reutilizando o vestido de alguém próximo ou alugando o traje.

Atualmente, existem muitas opções também para uma aliança ecologicamente correta, como por exemplo o uso de metais reciclados ou um anel vintage. Além disso, a procedência do anel também é importante: verifique, por exemplo, se a extração do material, como um diamante, foi feita corretamente.

Simples e elegante – esse é o conceito!

Optar por um Ecowedding não quer dizer de forma alguma que porque você prioriza o sustentável o seu evento não pode ser elegante. Pelo contrário, os materiais reciclados, e reutilizáveis ganham charme e beleza. E, dependendo da região que você mora e nível de conscientização dos fornecedores locais, o seu casamento pode custar mais barato.

 

ruffledblog.com

 

Para tornar o seu evento sustentável, você deve pensar no meio ambiente, na economia e no bem social. Além de cuidar do meio ambiente, um Ecowedding te trará um charme e um destaque entre outros eventos que não o fazem.

Essa é uma nova tendência para os eventos e deve servir também para a nossa vida.

Checklist – pontos para te orientar:

Confira itens que você precisa conferir quando for planejar eventos sustentáveis:

  1.  Seus fornecedores declaram alguma prática em sustentabilidade?
  2.  Existe plano para diminuir emissão de CO2 referentes ao deslocamento dos fornecedores e dos seus convidados?
  3.  Verificou a política verde do local escolhido? Planejou uma Coleta Seletiva?
  4.  Buffet selecionado: existe uma gestão consciente dos alimentos diminuindo o desperdício e possível doação desses alimentos que não são consumidos? Existem opções de alimentos saudáveis e que possam ser fornecidos por agentes locais?
  5. Aboliu ao máximo materiais descartáveis como copos de plástico, canudos, balões, fogos, etc?
  6.  A acessibilidade é garantida no local do evento?
  7.  Existe uma gestão consciente da água consumida no evento?
  8.  Existem opções para substituição de materiais descartáveis?
  9.  Fez o possível para se utilizar do meio eletrônico para comunicação com fornecedores e convidados? Fez RSVP?
  10.  Você realizou a comunicação sobre as ações sustentáveis do evento? Elas são divulgadas de forma que as pessoas entendam a importância de suas ações sustentáveis no evento?
  11. As lembrancinhas são feitas com materiais reaproveitados ou construídas com matérias primas renováveis?
  12.  Existem formas alternativas para gerar energia elétrica?
  13. Trajes e alianças seguem os princípios da sustentabilidade?

Este artigo explana o assunto da sustentabilidade de uma forma bem resumida. A ideia é mostrar que ao optar por soluções mais sustentáveis, nem que seja em um só item, já é um passo para cuidar com mais carinho do nosso planeta.

Um pequeno gesto de amor já nos coloca no caminho para se começar a promover maior sustentabilidade em nosso tão amado planeta!

E agora, já está pensando na estratégia para que seu casamento se transforme em um evento verde?

 

 

 

Veja também: Destination Wedding de Alane e José

Vivi Kendera