Dicas para escrever os seus votos de casamento

Dicas para escrever os seus votos de casamento

Para a maioria das pessoas falar em público é algo que, só de pensar, dá um frio na barriga, e o medo de gaguejar ou esquecer a fala faz o coração querer sair pela boca.

Não é diferente para os casais que desejam trocar os votos no ato da cerimônia de casamento ou mesmo antes do brinde durante a festa, até mesmo porque o próprio acontecimento já é grande motivo de nervosismo para os noivos.

Pensando em você que deseja dar esse toque emocionante ao seu casamento, separei algumas dicas para te ajudar a preparar um lindo discurso para o seu amado (e vice-versa).

 

1. A primeira dica é ser sincera com você mesma:

Você gosta de escrever? Se essa é a sua praia, ótimo! O primeiro passo já está dado! Mas, se você não é muito boa com as palavras e textos, não se acanhe em pedir ajuda a alguém de sua confiança para te auxiliar nessa tarefa tão importante.

Esse alguém te ajudará a alinhar seus sentimentos e ideias e colocá-los em forma de texto. Você só não pode deixar que outra pessoa faça tudo por você. A fala precisa refletir a sua personalidade, sua essência, e a relação de vocês.

 

2. O segundo passo é pegar papel e caneta para preparar um rascunho (ou o computador, se preferir).

O seu voto – discurso – deve ser um reflexo do que você sente pelo seu noivo. Então, não tem problema escrever e reescrever quantas vezes for necessário. O importante é que você consiga transmitir para ele e para os seus convidados os seus sentimentos.

Uma sugestão é começar a escrever palavras únicas ou frases mais curtas que expressem o que você sente, tanto pelo amado como pelo momento que estão vivendo. Enumere qualidades que te fazem amá-lo, e até mesmo alguns defeitos que sejam divertidos. Relembre metas alcançadas e também liste o que vocês desejam construir juntos.

Você pode também descrever momentos marcantes na vida de vocês, seja de vitórias ou lágrimas, ou mesmo situações engraçadas que seja interessante compartilhar com os seus convidados. Lembre que nem tudo deve ser aberto ao público. Enumere pessoas importantes na relação de vocês, que fizeram e/ou fazem parte da história do casal.

Feito isso, mesmo que você não seja uma especialista em produção de textos, as ideias vão fluir. Você só precisa pegar as frases e contextualizá-las. Ordene, de preferência, os acontecimentos que vai mencionar em ordem cronológica, e vá descrevendo tudo em pequenos parágrafos.

 

3. Envolver os convidados

É importante lembrar que, embora o seu discurso seja direcionado para o noivo, vocês não estão sozinhos nesse momento. Então, como já citei, é interessante que você cite pessoas que contribuíram para a união de vocês. Tente envolver os convidados. Relembre acontecimentos marcantes, cite não apenas a sua família, mas a dele também, assim como os amigos próximos.

Por favor, não é necessário citar nome e sobrenome de todos os convidados – pelo contrário. É fundamental que não se torne cansativa. Por isso, frise apenas o que for relevante, que o seu coração deseje compartilhar com os presentes.

Em relação aos ausentes (in memorian) que sejam especiais na sua vida, não há nenhum problema em serem lembrados. Você só precisa ter cuidado para não tornar o momento triste e dramático, pairando o peso da perda no ar. Procure recordar momentos felizes com essa pessoa, use palavras bonitas para homenageá-la, só não permita que seus convidados esqueçam que estão ali por um motivo de felicidade.

 

4. Coloque uma boa dose de humor em seus parágrafos!

Um bom discurso de casamento traz uma carga emocional significante, comumente arrancando lágrimas do cônjuge e da plateia. Para aliviar todo esse sentimentalismo, o humor é, sem dúvida, o melhor remédio.

Rir, por si só, em qualquer momento da vida, faz tudo parecer mais leve e mais fácil, até mesmo quando estamos enfrentando alguma dificuldade. Imagine então como boas risadas dos seus convidados deixarão o seu casamento com um ar leve e feliz?!

Como mencionei acima, cite passagens engraçadas na vida de vocês, inclusive se esses momentos envolverem alguns dos presentes. O humor ajudará, inclusive, a reduzir a tensão natural que o nervosismo do momento trás, não só para você como também para seus pais e pessoas mais próximas.

A única regra imprescindível para o uso da comédia em seu discurso é não esquecer de manter o respeito, tanto para com o seu noivo como para com os convidados. Evite piadas, provocações ou mesmo citações que gerem constrangimentos ou sejam ofensivos para alguém. Tenha bom senso para perceber e respeitar os limites do próximo.

 

5. Neste momento o seu discurso já deve estar pronto.

É o momento de fazer uma revisão e ajustar detalhes. Apesar de ser uma ocasião formal, lembre-se que você deve se fazer entender por todos os presentes, incluindo possíveis adolescentes e idosos. Então evite uma linguagem excessivamente culta, com citações muito sérias e formais.

Procure ser você mesma, com expressões que você utiliza corriqueiramente, piadas que costuma fazer no dia a dia com seus amigos (não esquecendo o respeito). Você não precisa preparar um texto como se fosse ser analisada por uma banca examinadora da faculdade. Uma dica valiosa é “escrever com o coração” – assim, provavelmente colocará sua linguagem própria no texto.

Apesar de te orientar para algo mais leve, menos formal, é importante te lembrar para evitar palavrões e expressões grosseiras, chulas. Esse outro extremo provavelmente causará nos ouvintes não apenas a ideia de que você não sabe se expressar, como também pode ofender alguns, especialmente os idosos e mais tradicionais.

Neste momento de revisão do seu texto, verifique também a extensão do mesmo. Leia para você mesma em voz alta, como se estivesse falando no grande dia, e conte o tempo que você gasta para lê-lo. Mais uma vez, utilize-se do bom senso e pergunte-se: Demorou demais? Se eu fosse ouvinte, ficaria cansada de ouvir o que eu escrevi?

Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, pare! Reveja o que escreveu. Analise palavras que podem ser cortadas ou mesmo substituídas por palavras menores. Parta do princípio de que o importante não é falar muito, e sim apenas passar uma mensagem bonita, que transmita os seus sentimentos.

 

6. Parabéns! Você preparou o seu voto de casamento!

A dica agora é ensaiar lendo quantas vezes for necessário tudo que você escreveu. Você não precisa decorar todas as vírgulas, mas mesmo lendo o papel na hora, se você tiver em mente as palavras que usou, o que vem a seguir, enfim, ficará mais fácil evitar gaguejar e se perder na leitura vez por outra.

Se tiver alguém próximo que possa te ouvir, ensaie falando para ela. Um excelente treino também é falar para o espelho. Isso mesmo! Assim, você poderá também se observar enquanto fala. Analise suas expressões, entonações e gestos corporais. Ficará mais fácil de ajustar e fazer com que na hora tudo saia perfeito, do jeitinho quer você sempre sonhou!

 

Gostou do conteúdo? Envie para uma amiga que também precisa dessas dicas 😉

Veja também: Qual a melhor data para a noiva marcar o seu casamento?

Vivi Kendera