Qual a melhor data para a noiva marcar o seu casamento?

Qual a melhor data para a noiva marcar o seu casamento?

As noivas que já têm data definida para o grande dia, como data de aniversário de namoro por exemplo, geralmente não se preocupam com detalhes sobre os meses do ano, afinal não há muito o que mudar, apenas se adequar. Então, qual a melhor data?

Já as noivinhas sem datas pré-definidas, podem pesquisar sobre os meses, as estações do ano, as flores de cada época, e alguns outros detalhes relacionados, como valores de fornecedores, por exemplo.

Antes de mais nada, é preciso estar atenta ao calendário festivo do ano que você escolher casar-se. Verifique feriados e datas comemorativas… carnaval, semana santa, campeonatos de futebol por exemplo.

É interessante tomar cuidado também com as datas “enforcadas”, pois nesses feriados com dias “imprensados” há grande probabilidade dos seus convidados viajarem.

Se for casar em igreja católica saiba que algumas tem fila de espera. Então, se não abre mão da igreja, dê uma olhada primeiro na disponibilidade da mesma.

Outra boa dica é sincronizar o dia com a melhor época para sua lua de mel… tanto um período que possam viajar como a baixa temporada se quiserem economizar.

Dessa forma, trouxe pra você algumas curiosidades sobre os meses do ano para te auxiliar na primeira decisão da sua jornada de noiva: a data do Sim!

 

JANEIRO

O primeiro mês do ano é também um dos menos procurados, e isso pode te ajudar a achar disponibilidade para a data que deseja e também a negociar melhor com os fornecedores. Tente se antecipar porque é um mês de férias, muita gente viaja, inclusive os fornecedores.

Atenção na escolha do local, pois é um mês quente e o calor pode ser um incômodo. Dessa forma, um ambiente climatizado pode ser a melhor opção.

As flores mais encontradas são o antúrio, áster, boca de leão, catleia e lisianto.

 

FEVEREIRO

Você escolheu o mês do carnaval?

É o mês das flores tropicais, e isso pode favorecer muito a sua decoração. O clima é bem parecido com o de janeiro e, por isso, valem as mesmas precauções.

É também o mês das angélicas: flor que atrai muito as noivas pelo aroma e por significar pureza, harmonia, união e paz.

Evite marcar uma data próxima ao Carnaval, pois além de grande chance dos seus convidados viajarem, algumas cidades ficam com o trânsito complicado no período da folia!

 

MARÇO

Neste mês você pode aproveitar a baixa temporada (que vai de março a junho) para alguns destinos e negociar uma lua de mel mais em conta.

As orquídeas estão em alta nesse período, e embora mais caras, podem deixar a sua decoração divina!

Mas atenção: se estiver pensando em casamento ao ar livre, tenha um “plano B”, pois as águas de março fecham o verão com muita chuva.

 

ABRIL

Muitos cerimonialistas consideram este mês a primeira opção para aqueles que sonham se casar ao ar livre, pois as temperaturas estão amenas, o calor foi embora e o frio ainda não chegou. E a probabilidade de chuvas é mínima.

O mês de abril é a época mais abundante para flores delicadas e nobres. As mais encontradas são margaridas, camélia e gipsófila (mosquitinho).

 

MAIO

Chegamos ao tradicional “mês das noivas”… e, apesar de não ser mais o preferido pelas novinhas, ainda é comum alguns produtos inflacionarem por conta do mês. Fique atenta!

O clima ainda é bem semelhante ao de abril. O outono tem uma luz natural mais suave e ótima para fotos também, inclusive para casamentos na praia. Em nossa região (nordeste), entretanto, a chuva começa a ser mais frequente no final do mês.

As flores são: áster, cravo, orquídea, rosa, strelitzia e tango.

 

JUNHO

As datas do mês do São João são pouco concorridas; embora, com o friozinho chegando, seja um dos meses preferidos pelos homens que ficam mais à vontade com os ternos e fraques.

É o mês para as noivas fãs de tulipa que nessa época fazem a festa! Flores em tons laranja também são mais facilmente encontradas.

Mas atenção: é bom evitar cerimônias ao ar livre, pois é um período que costuma chover bastante, particularmente na nossa região.

 

JULHO

O frio se torna mais intenso, e de certa forma, tudo fica ainda mais glamouroso. Inclusive por isso comidas e bebidas podem ser um pouco mais fortes e saborosas. Um bom vinho ganha destaque.

Uma dica importante é convidar com certa antecedência porque, com as férias escolares, muitas famílias viajam!

Além das tulipas, hortênsias e cymbidium são as flores do mês.

 

AGOSTO

“Agosto, mês do desgosto” … Por conta das superstições, esse é tradicionalmente um mês evitado pelas noivas.

Então se você não é supersticiosa é a hora de aproveitar e negociar ao máximo com os fornecedores de serviços!

O copo de leite está mais lindo do que nunca e a íris permanecerá por pouquíssimo tempo. Se encontra com mais facilidade também o girassol e o ranúnculos.

 

SETEMBRO

E chegou a primavera!!!

Esse mês se tornou o queridinho das noivas, o que torna difícil encontrar datas disponíveis. Então, se é o seu mês, não marque bobeira.

A temperatura nesse período é uma das mais agradáveis, o que faz do casamento ao ar livre uma opção interessante.

As flores estão belíssimas! As novidades do período são a estátice e a petúnia. Mas também estão em alta a astromélia, boca de leão, branquinha, cravina, flor de trigo, goivo, lírio e palmeira.

 

OUTUBRO

O quadro de setembro se repete em outubro, com o auge da estação. É a época dos lírios e das frésias, ótimas opções para decoração.

O clima está mais quentinho e sem risco de chuvas frequentes, o que ainda permite ser uma boa opção para casamentos ao ar livre.

 

NOVEMBRO

A vida parece acelerar… estão chegando as festas de final de ano e a correria que o período trás. Cuidado ao escolher a data porque temos 2 feriados neste mês que podem atrapalhar a organização do evento, e coincidir com viagens dos convidados.

Alguns noivinhos já receberam a primeira parcela do 13º, o que ajuda na hora dos últimos preparativos, e também na lua de mel que, nesta época, costuma sair mais cara.

As flores da estação são as lavandas. Temos também o antúrio, áster, dália e gérbera.

 

DEZEMBRO

Segundo estatísticas, dezembro é o mês que mais acontece casamento; embora tudo fique mais corrido, temos aquela animação de final de ano!

Antecipe-se na escolha do espaço, pois é um mês de muitas festas e os salões ficam mais

concorridos. Reserve a data junto aos convidados com bastante antecedência, pois as agendas geralmente ficam mais lotadas com confraternizações e feriados.

Devido ao calor, é interessante que o ambiente seja climatizado. Pelo mesmo motivo, fique atenta à qualidade da maquiagem para não “derreter”.

Apesar de serem produzidas o ano inteiro, as rosas estão mais belas nessa época. Outras opções são cáspias, cravina, dália, gérbera e lisianto.

 

Vivi Kendera