Quick Wedding – o que é e como realizar

Quick Wedding – o que é e como realizar

Você já ouviu falar em Quick Wedding? E em Casamento Rápido? Pareceu mais familiar? Então, o Quick Wedding nada mais é do que o casamento que acontece em curto espaço de tempo – entre a decisão de se casar e o dia do casamento.

Apesar de o termo em inglês ser relativamente de recente uso para nós, brasileiros, essa modalidade de casamento sempre existiu; afinal, eu mesma a vivenciei há 14, quando me casei 😊

Assim sendo, é um dos assuntos que fico bem à vontade para explorar, pois vou trazer um pouco da minha experiência pessoal pra vocês.

Já adianto que se essa também for a sua realidade no momento, uma das coisas que você deverá enfrentar e passar por cima é a opinião alheia te chamando de “louca” rs. Mas não importa se vocês estiverem cientes do que sentem e desejam.

A maioria dos sites e organizadores de casamentos (cerimonialistas) estão habituados a trabalhar com as situações mais comuns, na qual os noivos têm no mínimo 01 ano de antecedência para o planejamento e realização do evento.

Mas o que fazer quando você tem 30 ou 60 dias no máximo? Calma – esse com certeza é o primeiro passo. Se tomou essa decisão você não pode ser estressada e desesperada com muitas noivinhas quando o assunto é celebração do seu casamento.

O meu marido fez uma linda surpresa, reunindo nossos pais e familiares mais próximos, e me pediu em casamento no dia 27 de novembro de 2006. Marcamos a data e nos casamos em 03 de fevereiro de 2007 – isso mesmo: planejamos tudo e nos casamos em 67 dias!

E abrindo um parêntese, oficializamos nossa união no cartório no dia 31 de dezembro de 2006. Estávamos mesmo bem decididos, afinal, lá se vão 14 anos e meio e dois filhos maravilhosos! É interessante que verifique o tempo que os cartórios em sua cidade exigem para oficializar casamentos.

Qual o passo a passo para um planejamento curto?

Vamos lá! Diferente do que alguns imaginam, os passos básicos são os mesmos de um casamento planejado a médio e longo prazo. Inclusive, te aconselho a baixar o meu e-book: Do Conto do Fadas à Realidade, aqui mesmo no meu site 😉

e-book 01 - do Conto de Fadas a Realidade

Enfim, antes de mais nada vocês precisam sentar e definir o orçamento: quanto vocês podem investir no casamento? Lembrem-se de que é fundamental trabalhar com valores reais, ou seja, nada de ficar contando com “possível” ajuda financeira de terceiros.

Definido o valor que dispõem, decidam o que desejam realizar alinhando com a realidade financeira de vocês: cerimônia e festa, somente cerimônia, cerimônia na igreja, cerimônia e festa em um lugar só, etc.

Nesse momento, vocês vão poder alinhar também o local (igreja, salão, praia, fazenda, entre outros) e a quantidade de convidados que serão chamados para celebrar com vocês.

E aí você pode levantar a questão: terá que ser uma festa intimista porque o tempo para planejar é curto? A resposta é óbvia: Não! Quem dita o tamanho da sua festa é o dinheiro que você tem / terá para investir nela.

Definido a data e o local, você já pode ir atrás dos convites, pois levam um tempo para serem confeccionados, e é interessante que você os entregue pelo menos 20 dias antes do evento. Como o seu tempo é curto, você deve anunciar imediatamente aos padrinhos a sua intenção em convidá-los para que possam se preparar.

O ideal, independente do tempo que você dispõe até a data do casamento, é contratar um cerimonialista capacitado para te ajudar com todos os pormenores que existem para a realização de um evento tão importante.

Mas, caso não possa, não se desespere. Providencie uma lista com todos os detalhes necessários para a realização de um casamento. Com ela em mãos, selecione o que você quer e o que você dispensará em seu evento. A partir daí, vá providenciando tudo!

Organizar um casamento é estressante, não importa quanto tempo você tenha para acertar os detalhes, mas, com a mentalidade certa, planejá-lo com pouca antecedência não precisa parecer um furacão.

Praticidade, Objetividade, Flexibilidade e Organização

Com apenas algumas semanas pela frente, você pode trocar o estresse do casamento por pura adrenalina e empolgação com a rapidez com que vai dizer ‘sim’ para o amor da sua vida!

Destaquei as palavras acima para que você as tenha sempre em mente: para realizar o seu Quick Wedding com sucesso você precisa ser uma pessoa prática e objetiva. Nada de perder noites de sono pensando se gosta mais de rosa vermelha ou rosa rosa.

Você tem que traçar um caminho prático até o grande dia e percorrê-lo. No entanto, você precisa ser uma pessoa flexível, pois sem o tempo ao seu favor, você possivelmente pode precisar abrir mão de algum fornecedor que deseja por falta de disponibilidade do mesmo por exemplo.

De qualquer forma, nada precisa perder a qualidade ou ficar atropelado, desde que você se organize para o fim que deseja. Faça a sua checklist e a revise frequentemente, marcando sempre o que já foi feito, e destacando de alguma forma os itens que faltam em ordem de prioridade.

No meu caso, eu escolhi realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, em um salão de festas aqui da minha cidade. Meus convidados somaram 300 pessoas na época. Estou contando para você perceber que não foi uma festa intimista.

E se eu consegui, há quase 15 anos atrás… sem tanto auxílio da internet, com dicas e checklists prontos, claro que você pode conseguir também! É só se organizar e correr atrás do seu sonho, afinal, todo dia conta quando queremos dividir a vida com quem amamos, não é?!

Vivi Kendera