Sapato de noiva – Como escolher o sapato ideal?
A grande maioria das noivas já escolheu o vestido perfeito quando começa a pensar no sapato ideal. A exceção vale para mulheres absolutamente apaixonadas por sapatos, mas essa é a minoria.
Depois de escolher o vestido, inicia a busca pelos acessórios perfeitos, afinal, para se sentir plena e feliz da cabeça aos pés no grande dia, nenhum detalhe é menos importante do que o outro. E, sem dúvida, o calçado tem papel fundamental no seu bem-estar.
Analisando o seu estilo, o modelo, tipo e horário do evento, sua cor preferida e se quer combinar ou não com o seu buquê ou com o mozão, leve em consideração os tópicos abaixo antes de comprar o seu sapato de noiva.
Conforto
O princípio fundamental para qualquer sapato de noiva é Conforto! Ele precisa ser confortável, independente de qualquer outro item que você venha a considerar antes de comprá-lo. Pois, com certeza, você não quer sofrer no seu grande dia com um sapato que machuca o seu pé.
Se você não é acostumada a usar salto alto, procure as opções mais baixas ou até um sapato sem salto. O importante é se sentir bem! Tenha em mente que, entre making of, cerimônia e festa, você passará cerca de 10 horas calçada nele.
Há também a opção de trocar de sapato. Tem se tornado cada vez mais comum ter um par para a cerimônia e outro para a recepção. Assim, você pode usar um salto durante a cerimônia, e um par de flats, como sapatilha ou rasteirinha, que seja mais confortável para curtir a festa.
Uma dica valiosa é: não coloque o sapato apenas no dia do casamento, afinal a chance de machucar é grande. Use um pouquinho em casa, alguns dias. É uma forma de amaciar o sapato para que fique mais confortável.
Provar com o vestido
Não esqueça, de forma alguma, de provar o sapato junto com o vestido. Além de ter a certeza se combinou como você esperava, será possível ajustar o tamanho do vestido de acordo com o salto escolhido (ou ausência dele).
Se o vestido for mais romântico, num estilo princesa, escolha tecidos mais clássicos para o sapato da noiva. Se for um vestido de noiva minimalista, o bom e velho scarpin pode ser o seu sapato ideal! Combinar estilo e tecido do sapato com o vestido faz total diferença.
Local do evento
Além de ter que combinar com o vestido você tem sim que “combinar” com o local da cerimônia e da festa. Não faz sentido um salto fino na areia da praia por exemplo.
Scarpins e peep toes mais altos podem ser uma boa opção para um casamento na igreja. Já para casamentos ao ar livre, um sapato de noiva de salto grosso é a melhor escolha. Se você optou pela praia, o literal “pé na areia” pode ser uma ótima opção, e você pode usar acessórios para o pé ou tornozelo.
Atualmente, a noiva pode optar em deixar prevalecer o seu estilo e personalidade, como na escolha da cor (usando vermelho ou rosa no sapato ou sandália), ou ainda se casando de tênis. Além de uma expressão, o tênis oferece um conforto excelente para a ocasião e também não tem a obrigação de ser branco.
Se o casamento vai acontecer na fazenda ou num campo, ou se for o seu estilo, você pode casar usando botas! Isso mesmo! Você só precisa escolher um modelo que combine não apenas com o seu estilo, mas também com o seu vestido.
Outra dica que posso te dar é: tenha um plano B! Mesmo que você esteja determinada a não trocar de sapatos, escolha um bonito e confortável e leve guardadinho para o evento. É mais interessante “descer do salto” e curtir o seu dia que perder a magia da ocasião por estar teimando em sofrer com o sapato.
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas!
Veja mais algumas inspirações a seguir, e depois que comprar o seu, volte e nos conte como foi a escolha do seu sapato de noiva 😉