Casamento na Pandemia e os Cuidados que devemos ter

Casamento na Pandemia e os Cuidados que devemos ter

O momento que estamos atravessando ainda é muito incerto, cheio de inseguranças para que deseja realizar algum evento, e com relação aos casamentos não é diferente.

Muitos casais que tiveram que adiar seus eventos do passado para este, ou mesmo quem tem o grande dia marcado para este primeiro semestre de 2021, estão preocupados com as regras que devem ser seguidas.

Pensando nisso, trouxe alguns pontos para te orientar em suas decisões e tentar te deixar ciente de algumas posturas que você deve adotar nesse “novo normal”.

Antes demais nada, uma conversa franca com o seu Cerimonialista pode ser extremamente esclarecedora, uma vez que ele é o profissional indicado para te dar todas as orientações necessárias para a concretização do seu evento de forma segura.

Mesmo exigindo algumas adaptações, a cerimônia nesse período pode ser realizada – sem perder a grandiosidade da data – e respeitar as medidas de isolamento social e biossegurança que a luta contra o COVID-19 determina.

A saúde e segurança de todos devem vir em primeiro lugar, e isso vai requerer medidas de segurança e higiene incorporadas ao protocolo do dia do casamento. O casal pode usar e abusar da criatividade para atender às exigências.

Um exemplo é distribuir álcool em gel em frasquinhos personalizados na entrada ou deixar nos assentos. Podem também distribuir máscaras que combinem com a decoração aos convidados.

Os fornecedores já devem estar preparados e conscientizados que deverão usar equipamentos de proteção individual o tempo todo (máscaras e luvas), principalmente aqueles que atendem aos convidados, como funcionários do cerimonial, buffet e bartenders.

Uma alternativa para o serviço de buffet, que tem sido a maior preocupação de todos, é servir porções individuais para evitar maior contato físico. Para eventos onde será oferecido almoço ou jantar além dos salgados, o ideal que o garçom sirva cada prato, enquanto alguém do cerimonial controla o distanciamento e o tamanho da fila.

E o que acontecerá com as tão amadas mesas de doces? Uma proposta é servir porções individuais de doces para cada convidado também; outra solução pode ser colocar alguém, devidamente equipado, servindo os convidados com pinças, para evitar o contato coletivo.

Casamentos ao ar livre tem se tornado cada vez mais frequentes, pois além de unir a decoração à beleza natural, há uma tendência a se dispor de mais espaço que ambientes fechados, o que favorece o distanciamento físico.

Independente do local, deve haver a preocupação em conciliar a quantidade de convidados com o espaçamento entre as mesas e cadeiras.

Outros detalhes que devem ser considerados é a lista de casamento e até mesmo o convite. Nesse momento que devemos evitar ao máximo o contato físico, convites virtuais têm ganhado força sem diminuir de forma alguma a beleza e o carinho que vai embutido no mesmo.

Já a lista de casamento, faz um tempo que vem se usando sites de casamento, não somente para listagem e escolha, como também é possível colocar em locais que já vendem o produto online e entregam o presente no conforto da sua casa.

Um outro benefício da tecnologia a favor dos noivinhos é a possibilidade da cerimônia de casamento online, já realizada por vários cartórios no Brasil nesse período da pandemia. É só verificar nos cartórios da sua cidade e agendar!

Além disso, como o número de convidados tem que ser bem limitado, você pode realizar um micro ou mini wedding e colocar em transmissão através de uma live ou videochamada. Assim todos podem acompanhar esse momento tão especial na vida de vocês em tempo real.

As informações foram úteis pra você? Se sim, indique nosso site para uma amiga!

Conteúdos complementares:

  1. Casamento na Pandemia e os Cuidados – via Portal do Grupo Radar & TV
  2. Rituais mais comuns para realizar nas cerimônias de casamento

Vivi Kendera